Homeopatia dos Sintomas & Homeopatia do Indivíduo
O que é a homeopatia dos sintomas? Estamos acostumados a buscar cuidados de saúde quando estamos doentes. Depois da leitura desta frase você poderá estar pensando: `…nada mais lógico, é óbvio!!!
Porém este raciocínio nada mais é do o resultado da educação em saúde que tivemos e, reproduzimos. Num tratado de medicina oriental o autor faz uma analogia que vale a pena pensarmos a respeito.
Diz assim, “Esperar ficar doente para se cuidar é o mesmo que esperar ter sede para começar a cavar um poço.” Atualmente precisamos fazer a distinção entre saúde e doença de uma maneira mais adequada.
De um modo geral pensamos que temos saúde quando não apresentados nenhum sintoma característico de alguma doença. Porém entre a pessoa apresentar os sintomas de uma doença e ter saúde, existe um estado, uma região, uma espécie de Limbo que podemos chamar de “não saude“onde o indivíduo não está doente e também não apresenta um estado de saúde que o possibilite ter uma qualidade de vida adequada.
Como podemos identificar onde nos encontramos? De um modo geral, salva poucas exceções, estamos neste estado, quando não apresentamos nenhuma doença claramente diagnosticada.
Porem apresentamos alguns dos seguintes sintomas: cansaço que não melhora com o descanso, digestão demorada, falta de clareza mental, memória fraca, indisposição, negativismo, falta de alegria de viver, estresse, períodos prolongados de baixo astral, etc… Se estamos apresentando estes sintomas, podemos entender que não estamos saudáveis, e sim que apenas não estamos doentes…ainda.
Neste aspectos é muito importante tomarmos consciência do estado em que nos encontramos, para a partir daí tomarmos algumas providenciais da direção que queremos dar a nossa existência.
A questão de buscarmos uma vida com saúde sempre implicará na busca de ajuda profissional. Seja na medicina convencional ou na alternativa. Historicamente a Medicina Convencional aborda a saúde de um ponto de vista cartesiano, no qual o ser humano é concebido como uma máquina biológica, com suas respectivas relações no nível celular e bioquímico.
Esta visão do indivíduo, proporciona intervenções de saúde podem dar suporte a vida em situações de emergência. É a medicina da doença, pois trata a doença e busca melhorar a qualidade de vida do doente.
Por outro lado a medicina alternativa é um conjunto de práticas terapêuticas, chamada no Brasil de Praticas Integrativas Complementares, percebem o indivíduo como um todo, a partir da perspectiva Vitalista.
Ou seja, analisa a eventual perda da saúde do indivíduo como uma perturbação de sua energia vital. E, através das mais diversas práticas busca o restabelecimento deste equilíbrio, logo a saúde acaba sendo a consequência deste processo.
Neste campo a Homeopatia é uma das formas de buscar este reequilíbrio. Embora a Homeopatia em seus fundamentos busque o remédio que mais represente o indivíduo em sua totalidade de aspectos, físicos, mentais, psicológicos, e de sensações ela também é usadas em certas circunstâncias para tratar sintomas com a vantagem de possuir muito menos efeitos colaterais que os remédios alopáticos.
Podemos classifica-la como Homeopatia de Sintomas e a Homeopatia do Sujeito, assim cabe algumas considerações a cerca delas.
Homeopatia de Sintomas
Os remédios homeopáticos são classificados por sintomas nos repertórios homeopáticos. Onde o Homeopata Prático, consulta a fim de estabelecer qual é a gama de remédios que cobrem determinado sintoma.
Aqui encontramos o grupo chamado de Policrestos, que em geral é indicado pela maioria dos homeopatas práticos. Não diferencia muito da abordagem da Medicina Convencional, a única diferença é os remédios apresentarem menos efeitos colaterais. Em geral por tratar apenas sintomas físicos, estes tenderam a voltar com o passar do tempo.
Homeopatia de Sujeito
O Homeopata Pesquisador e que se busca encontrar o remédio que abarque a totalidade da personalidade de seu cliente, utilizara os sintomas apenas como uma informação a mais e não como um fim em si mesmo.
Relacionará os aspectos sintomáticos, os físicos, os mentais, os psicológicos e as sensações com repertórios e matérias médicas (que contem informações mentais, psicológico e sensações), para chegar com maior precisão ao Simillimum, ou remédio personalizado de seu cliente.
E, no acompanhamento de seu uso ajustará as dinamizacoes controlando e ajustando seus efeitos na energia vital do cliente. Com esta pesquisa de fundo, a efetividade, o tempo e a suavidade do processo de reequilíbrio da saúde se tornam efetivos e permanentes.
A sua Saúde é seu melhor bem…trate-a com inteligência e carinho!
Amor & Sabedoria! Rodrigo Garcez Homeopata.